.: Empate no primeiro clássico do ano

domingo, 29 de junho de 2008

Empate no primeiro clássico do ano


Com um gol em cada tempo, o primeiro Gre-Nal de 2008 não teve vencedor. No confronto disputado na noite deste domingo, no estádio Olímpico, Índio abriu a contagem aos 16 minutos da etapa inicial de cabeça. E aos 38, de pênalti, Roger deixou tudo igual.

No próximo domingo, às 16 horas, enquanto o Inter receberá o Coritiba no Beira-Rio, às 18h10, o Grêmio enfrentará o Botafogo no estádio João Havelange, no Rio de Janeiro.

- O jogo


Dos mistérios que cercaram as escalações para o Gre-Nal de número 370, apenas uma surpresa. Nem Gil, Adriano, Walter ou Guto, a opção do técnico Tite foi por Taison como companheiro de ataque de Nilmar.

E em um confronto caracterizado pela marcação, foi do garoto de 20 anos o primeiro arremate em gol aos 6 minutos. No passe de Alex, o camisa 7 ingressou na área pela esquerda e mandou o chute que desviou em Eduardo Costa para escanteio.

No time colorado, além da entrada de Taison, o goleiro Renan, que não atuou na derrota para o Vitória no último final de semana por estar na Seleção Olímpica, era novamente o titular do gol colorado. Na defesa, o zagueiro uruguaio Sorondo também retornava após quase três meses ausente devido a uma lesão no joelho.

E este era o time que exercia certo domínio mesmo atuando na casa do adversário, onde neste Brasileirão ainda não havia conseguido conquistar um ponto sequer em quatro oportunidades.

Já a equipe gremista tinha como modificação apenas o retorno de Eduardo Costa na primeira função do meio-campo com Willian Magrão sendo adiantado e Rafael Carioca indo para o banco de reservas.

E depois de rondar a área tricolor em algumas oportunidades, no levantamento de falta feito por Alex da esquerda, aos 16 minutos, Marcão tentou e Victor defendeu com o pé já caindo, Nilmar não conseguiu ficar com o rebote, mas Marcão completou de cabeça para o fundo das redes.

Com a desvantagem no marcador, os comandados de Celso Roth partiram para cima. Porém, mesmo com maior posse de bola e tomando a iniciativa do jogo, os donos da casa se limitaram a cruzar bolas sem perigo para fáceis intervenções de Renan.

No único cruzamento de mais qualidade, feito por Roger da esquerda, já aos 40min, Marcel não chegou a tempo de completar de cabeça.

Antes desta situação, aos 17 e 31 minutos, o colombiano havia arriscado de longa distância. Ambas passaram por cima da meta vermelha, assim como a falta cobrada por Marcel aos 19.

Jogando mais recuados após a marcação do gol, os vermelhos chegaram novamente à frente apenas aos 34min, quando no cruzamento de Magrão da esquerda, Nilmar dominou no meio da área e na hora de concluir foi travado por Pereira.

E no último minuto regulamentar, junto à linha lateral novamente pela esquerda, Guiñazu conseguiu descolar bom passe para Taison, que penetrou na área e bateu cruzada a bola que Victor espalmou para fora da área, onde estava Alex para apanhar o rebote que acabou em definitivo nas mãos do goleiro gremista.

Sem alterações nos elencos para o segundo tempo, o Grêmio tentou surpreender logo na saída de bola em jogada ensaiada que terminou com Sorondo cortando de cabeça para escanteio a conclusão de Perea.

Entretanto, a melhor chance dos minutos iniciais da etapa final foi do Inter, aos 3 minutos. Roger perdeu a bola no meio de campo, Taison foi lançado em velocidade, ingressou na área e recuou para Alex que entrava. O camisa 10, mesmo sem conseguir o melhor enquadramento do corpo para chutar, obrigou Victor a se esticar todo no canto esquerdo para espalmar pela linha de fundo.

Os lances mais ofensivos subseqüentes foram similares. Aos 6min, Marcel concluiu de cabeça nas mãos de Renan o cruzamento de Eduardo Costa. E aos 12, foi a vez de Índio finalizar da mesma forma, após a cobrança de escanteio de Alex, para Victor defender no centro do gol.

Antes que Alex deixasse dois defensores para trás, entrasse na área e concluísse perto da trave direita do arqueiro tricolor, aos 17min, Tite foi obrigado a sacar Taison com dores musculares na coxa para promover o ingresso de Ramón.

Já aos 20, foi a vez de Roth mexer no seu time duas vezes. Saíram Léo e Willian Magrão para as entradas de Rafael Carioca e Rodrigo Mendes na tentativa de levar a equipe tricolor ao empate.

Mas quem chegou, e com perigo, foi o Colorado. Aos 24 minutos, em rápido contra-ataque, Nilmar carregou pelo meio, percebeu a ultrapassagem de Ramón pela esquerda e rolou para o lateral encher o pé e acertar o poste.

O Grêmio perseguia o gol da igualdade, e foi recompensado com uma ingenuidade de Renan. No cruzamento de Roger, o goleiro colorado ficou fácil com a bola, mas esticou demais a perna e acabou acertando Rodrigo Mendes.

O lance foi flagrado pelo assistente baiano Alessandro Rocha de Matos que avisou Alicio Pena Júnior. Por sua vez, o árbitro mineiro apresentou o cartão vermelho para o goleiro e assinalou pênalti.

Após quase cinco minutos de reclamações e de aquecimento para Clemer entrar na partida, aos 38min Roger deslocou o arqueiro com a tradicional paradinha para decretar o placar final.

> Campeonato Brasileiro

8ª rodada

Grêmio 1 x 1 Inter


Local:
Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS) Data: 29 de junho de 2008 Árbitro: Alicio Pena Júnior (Fifa/MG) Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Marcelo Barison (RS)

> Gols:
- Grêmio – Roger, aos 38min/2ºT
- Inter – Índio, aos 16min/1ºT
> Cartões amarelos:
- Grêmio – Eduardo Costa, Marcel, Léo
- Inter – Sorondo, Ricardo Lopes, Magrão, Índio

> Cartão vermelho:
- Inter - Renan

GRÊMIO
Victor; Léo (Rafael Carioca), Pereira e Réver; Paulo Sérgio, Eduardo Costa, Willian Magrão (Rodrigo Mendes), Roger e Helder; Perea e Marcel (Soares). Técnico: Celso Roth
INTER
Renan; Ricardo Lopes (Clemer), Índio, Sorondo e Marcão; Edinho, Guiñazu, Magrão e Alex; Taison (Ramón) e Nilmar. Técnico: Tite

0 comentários: