.: De virada, Grêmio vence a Portuguesa no Olímpico

domingo, 13 de julho de 2008

De virada, Grêmio vence a Portuguesa no Olímpico


O Grêmio venceu a Portuguesa, por 2 a 1, neste domingo no estádio Olímpico, em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe do técnico Celso Roth voltou a repetir uma atuação inconstante durante os 90 minutos, voltou a apresentar problemas na armação ofensiva, mas com um gol em cada tempo, conseguiu a vitória e somou mais três pontos que colocam o tricolor na terceira posição do Brasileirão com 21 pontos. O líder é o Flamengo, com 26. O Cruzeiro é o segundo, também com 21 pontos, mas com três gols pró a mais que o Grêmio.


> O jogo

O Grêmio começou a partida buscando o gol incessantemente e logo a um minuto, Paulo Sérgio cobrou falta do lado esquerdo do ataque próximo a grande área, no canto esquerdo de André Luís, que saltou e espalmou afastando o perigo. Dois minutos depois, Preto ficou cara-a-cara com Victor, mas Rafael Carioca chegou a tempo e evitou o chute do jogador da Portuguesa. Depois destes dois lances, o time paulista dividia com o tricolor o domínio da partida, mas sem ambos os times conseguirem criar jogadas ofensivas.

Aos 10min, Pereira, pela meia esquerda, driblou dois marcadores e bateu de pé direito. O goleiro da Lusa teve que se atirar para conseguir fazer a defesa. Seis minutos depois, Preto recebeu passe no interior da grande área e chutou próximo ao poste superior do Grêmio. Neste momento do jogo, seguia o embate no meio de campo e a Portuguesa conseguia levar um pouco mais de perigo ao tricolor, que insistia em jogadas pelas laterias, mas não conseguia criar lances de perigo.

Aos 19min, Rogério recebeu lançamento entre os zagueiros e bateu na saída do goleiro Victor, mas a bola passou rente ao poste esquerdo e acabou saindo pela linha de fundo. Um minuto depois, Patrício pulou mais alto que os defensores do Grêmio e cabeceou para baixo. Victor fez uma defesa impressionante e salvou o tricolor. Aos 22, Edno cobrou falta da entrada da área, a bola bateu na barreira e passou próximo ao poste esquerdo de Victor.

O Grêmio não jogava bem, errava muitos passes do meio para o ataque e não conseguia superar a marcação da Lusa. Enquanto isso, o clube paulista buscava abrir espaços na defesa gremista para tentar abrir o placar. Até que aos 30min, Léo errou um passe no meio de campo que acabou nos pés do atacante Rogério. O jogador deu um chapeuzinho em Pereira, avançou até dentro da área, driblou Victor e chutou para abrir o placar. Portuguesa 1 a 0.

Após o recomeço da partida, o Grêmio passou a pressionar o adversário. Aos 37min, Tcheco cobrou escanteio pelo lado esquerdo de ataque, Marcel pulou mais alto que os marcadores e, de cabeça, desviou para o fundo das redes. Grêmio 1 a 1. Dois minutos depois, Léo cruzou da direita e novamente Marcel cabeceou, mas desta vez sobre o gol de André Luís.

Após o gol, o tricolor passou a atacar com mais insistência, utilizando os dois lados de campo e cruzando muitas bolas no meio da área, mas sem os atacantes conseguirem concluir as jogadas.

No retorno para segunda etapa, o técnico Celso Roth manteve a mesma equipe e orientou os jogadores para utilizar o atacante André Luís com lançamentos nos espaços vazios, além de insistir das bolas aéreas. Logo a um minuto, Hélder cruzou rasteiro do lado esquerdo, Marcel fez o corta luz e André Luís recebeu dentro da grande área. O atacante deu um toque para o lado para tirar o marcador da jogada, e chutou, mas André Luís fez a defesa. Na cobrança, Pereira pulou mais alto que os marcadores e cabeceou próximo ao poste esquerdo da Portuguesa.

O Grêmio no segundo tempo aumentou a presença no campo ofensivo, mas seguia com dificuldade para criar chances de gol. Por outro lado, a Lusa diminuiu a pressão e passou a ter dificuldades para levar perigo ao goleiro Victor.

Aos 14min, Hélder cruzou da esquerda de ataque, Pereira pulou mais alto que a defesa e cabeceou para baixo, a bola pico na pequena área e saiu próximo ao poste esquerdo de André Luís. Aos 21min, Tcheco cobrou falta pelo lado direito de ataque, Réver surgiu sem marcação no meio da área e cabeceou próximo ao poste esquerdo da Lusa.

Aos 30min, Paulo Sérgio cruzou da direita de ataque, um zagueiro da Portuguesa cabeceou para trás, Marcel matou no peito e, sem deixar a bola cair, chutou no ângulo esquerdo de André Luís. Grêmio 2 a 1. No restante da partida, a Portuguesa tentou ampliar a presença ofensiva, mas o tricolor seguiu pressionando. Sem chances claras, o jogo terminou com a vitória gremista. Na próxima quinta-feira, às 19h30min, o Grêmio enfrenta o Sport, na Ilha do Retiro.

Ficha técnica:

Grêmio 2 x 1 Portuguesa

Grêmio:

Victor, Léo (Makelele), Pereira e Réver; Paulo Sérgio, Rafael Carioca, Tcheco, Rodrigo Mendes (Soares) e Hélder; André Luís (Anderson Pico) e Marcel.

Técnico: Celso Roth

Portuguesa:

André Luis, Patrício, Bruno Rodrigo, Halisson e Bruno Recife; Erick, Carlos Alberto, Gavilán (Claudecir), Preto e Edno; Rogério (Washington).

Técnico: Vagner Benazzi

Cartões Amarelos:

Grêmio - Pereira

Portuguesa - Gavilán, Carlos Alberto, Halisson

Cartão vermelho:

Portuguesa - Halisson

Gols:

Grêmio - Marcel (37min/1ºT e 20min/2ºT)

Portuguesa - Rogério (30min/1ºT)

Data: 13/07/2008

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)

Público total: 24.893

Arbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ)

Auxiliares: Milton Otaviano dos Santos (Fifa/RN) e Carlos Berkenbrock (SC)

0 comentários: