.: Grêmio empata com o Palmeiras no Olímpico

domingo, 27 de julho de 2008

Grêmio empata com o Palmeiras no Olímpico


O Grêmio empatou com o Palmeiras, em 1 a 1, na tarde chuvosa deste domingo, no estádio Olímpico e se manteve na liderança do Campeonato Brasileiro. Em um gramado bastante molhado e com algumas poças d’água, a equipe do técnico Celso Roth dominou as ações ofensivas no primeiro tempo e só não marcou porque em duas oportunidades o tricolor acertou o poste de Marcos. Já o Palmeiras foi bem marcado e criou poucas oportunidades.

Na segunda etapa, a equipe paulista saiu na frente com um gol de pênalti aos 17min, mas Anderson Pico igualou o placar aos 22min. O Grêmio foi superior ao adversário, mas não conseguiu transformar o maior domínio da partida em gols e somou um ponto atuando em casa. Para seguir líder do Brasileiro, o tricolor precisa que o Flamengo não vença o Botafogo e Vitória não supere o Atlético-MG no Mineirão nas partidas que iniciam às 18h10min.

> O jogo

O Grêmio iniciou pressionando, mas foi o clube paulista que criou a primeira oportunidade do jogo. A um minuto, Rafael Carioca se atrapalhou em uma poça d’água e perdeu a bola na intermediária para Kleber. O atacante do Palmeiras avançou dois passos e chutou fraco, fácil para Victor. Mesmo com o susto logo no início da partida, a equipe de Celso Roth insistia e por pouco não abriu o placar. Aos quatro, Tcheco cruzou da esquerda e o lateral–direito Felipe, que entrava em velocidade na grande área, cabeceou no poste esquerdo de Marcos.

A partir dos oito minutos, o Palmeiras conseguiu dividir o domínio da partida com o Grêmio. Aos 11, Diego Souza foi a linha de fundo pela direita de ataque e cruzou. Kleber, que entrava em velocidade na área, cabeceou próximo ao poste superior de Victor. Necessitando da vitória por jogar em casa e para manter a liderança do Brasileiro, o tricolor seguia insistindo, principalmente pelas laterais, para abrir o placar, mas deixava espaços para o Palmeiras. A equipe de São Paulo aguardava o Grêmio em seu campo para partir em contra-ataques rápidos.

Aos 19min, Anderson Pico avançou pela intermediária e chutou forte. Com um campo molhado e com algumas poças d’água, a bola chegou fraca até as mãos de Marcos. Três minutos depois, William Magrão aproveitou um rebote da defesa e arriscou da intermediária, mas a bola passou alta sobre o poste superior do Palmeiras. A partir dos 18, o Grêmio voltou a dominar, mas não conseguia furar o bloqueio armado por Luxemburgo. Já a equipe Paulista conseguia se defender, mas tinha dificuldades para chegar ao ataque.

Apesar de ser mais efetivo no ataque do que o Palmeiras, o tricolor só voltou a preocupar aos 39min, quando Marcel cruzou da esquerda de ataque e Perea cabeceou, mas Marcos, bem posicionado, fez a “ponte” e defendeu com tranqüilidade. O Grêmio criava jogadas de ataques, mas errava muitos passes e lançamentos e não conseguia levar vantagem sobre a defesa paulista. Aos 43min, Marcel desviou de cabeça, na intermediária, uma falta cobrada no campo de defesa, e a bola caiu no pé de Perea. O atacante chutou no poste direito de Marcos.

Mesmo com o desgaste de atuar em um gramado encharcado, as duas equipes voltaram iguais para o segundo tempo. Logo a 30 segundos, Felipe fez jogada pela lateral direita em alta velocidade e passou para Marcel dentro da grande área. O centroavante bateu em cima de um zagueiro e a bola passou próxima ao poste direito de Marcos. No início dos 45min finais, as duas equipes alternavam ataques, principalmente pelas laterais, mas com uma leve superioridade para o tricolor.

Aos sete minutos, Tcheco cobrou falta da intermediária pelo lado esquerdo de ataque, Réver pulou mais alto que o marcador e cabeceou. Marcos foi obrigado a saltar e espalmar a bola pela linha de fundo. Depois deste lance, as duas equipes passaram a disputar o jogo no meio de campo e utilizar apenas lançamentos para conseguir chegar na área adversária, mas sem criar chances claras de gols.

Aos 15min, Jumar arriscou de fora da área e obrigou a Victor espalmar pela linha de fundo. Um minuto depois, Pereira derrubou Kleber dentro da área e Wagner Tardeli marcou. Alex Mineiro cobrou no canto esquerdo de Victor, que acertou o canto, mas não conseguiu fazer a defesa. Após o gol, o Grêmio pressionou e conseguiu empatar aos 22min. Marcos afastou um cruzamento da direita de ataque, Anderson Pico matou no peito e de pé direito chutou para igualar o placar. Grêmio 1 a 1 Palmeiras.

Mesmo com o empate, o tricolor queria mais e seguia insistindo. Neste momento da partida, a equipe de Celso Roth controlava o domínio da bola e permanecia atacando o Palmeiras, que buscava os contra-ataques para chegar ao segundo gol. Aos 37min, Roth retirou Thiego e colocou o atacante Reinaldo para aumentar o poder ofensivo, mas a mudança não surtiu efeito e o jogo terminou empatado em 1 a 1. Na próxima quinta-feira, o Grêmio enfrenta o Coritiba, no estádio Couto Pereira, às 20h30min.

Ficha técnica:

Grêmio 1 x 1 Palmeiras

15ª Rodada do Campeonato Brasileiro

Grêmio:Victor; Thiego (Reinaldo), Pereira e Réver; Felipe, Willian Magrão, Rafael Carioca, Tcheco e Anderson Pico; Perea e Marcel.

Técnico: Celso Roth

Palmeiras:Marcos; Maurício, Jeci e Gladstone; Elder Granja, Sandro Silva (Wendell), Jumar, Diego Souza (Maicossuel) e Leandro; Alex Mineiro e Kléber (Denilson).

Técnico: Vanderlei Luxemburgo

>> Público total: 36.688

>> Gols:

Grêmio - Anderson (22min/2ºT)

Palmeiras – Alex Mineiro (17min/2ºT)

>> Cartões Amarelos:

Grêmio: Tcheco e Felipe

Palmeiras: Kléber, Maurício, Alex Mineiro, Sandro

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)

Data: 27 de julho de 2008

Árbitro: Wagner Tardelli (Fifa/SC)

Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (Fifa /RJ) e Cláudio José de Oliveira Soares (RJ)

0 comentários: