.: Grêmio goleia o Galo e termina o primeiro turno com indice histórico

sábado, 9 de agosto de 2008

Grêmio goleia o Galo e termina o primeiro turno com indice histórico



O Grêmio venceu o Atlético-MG, por 4 a 0, no Mineirão, e conquistou o título simbólico de campeão do primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2008. Com o resultado, o Cruzeiro, segundo colocado, fica impossibilitado de alcançar o tricolor, mesmo vencendo a Portuguesa, no próximo domingo. O resultado também concretiza números impressionantes da equipe treinada por Celso Roth: defesa menos vazada, melhor saldo de gols pró, melhor saldo, cinco vitórias fora de casa, em nove partidas, e o aproveitamento histórico de 71,9%, pois até hoje, desde que a CBF instituiu o campeonato por pontos corridos, nenhum clube havia conseguido tal desempenho. Contra o galo, o Grêmio não fez um bom primeiro tempo ofensivamente, mas abriu o placar em um contra-ataque fulminante aos 35min com William Magrão e conseguiu segurar defensivamente. Na segunda etapa, o Grêmio foi ainda mais efetivo e marcou mais três gols para terminar definitivamente como a melhor equipe do primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2008.


> O jogo

Os primeiros quinze minutos de jogo foram marcados por alternância no domínio da posse bola entre as duas equipes. Os dois times construíam jogadas de ataque, mas não conseguiam finalizar devido a forte presença dos defensores. A primeira oportunidade de gol surgiu aos 14 min quando Petkovic, em um misto de chute e cruzamento, da entrada da área, pela esquerda de ataque, acertou o poste esquerdo de Victor.

Depois do lance, o Galo mineiro passou a dominar, mas seguia com dificuldades de construir jogadas claras de gol devido ao forte bloqueio armado por Celso Roth nas proximidades da área. Quando roubava a bola, o Grêmio partia em velocidade nos contra-ataques para surpreender, mas os muitos erros de passes e lançamentos dificultavam a construção de oportunidades para abrir o placar. O tricolor também não conseguia reter a bola no campo adversário e passou a sofrer com uma pequena pressão da equipe mineira.

A partir dos 28min, o Grêmio voltou a crescer no jogo e passou a atuar no gramado de defesa do Atlético, mas seguia sem conseguir oportunidades de gols. Quatro minutos depois, o Galo retomou o domínio da posse de bola e passou a pressionar. Depois de três escanteios consecutivos dos mineiros, aos 35, Léo pegou um rebote e chutou para Marcel no meio de campo. O atacante viu a penetração de William Magrão nas costas da defesa e lançou. O volante avançou área adentro e chutou. A bola desviou no marcador e enganou Edson, que saia para fazer a defesa. Grêmio 1 a 0.

No restante do primeiro tempo, o Atlético partiu para cima do tricolor e tentou atacar, mas seguia sem conseguir vencer a defesa gremista. Enquanto isso, a equipe de Celso Roth aproveitava a velocidade para contra-atacar, mas sem conseguir jogadas claras de gol.

No retorno para a segunda etapa, o Galo voltou determinado a empatar. Logo a um minuto, Leandro Almeida partiu do campo de defesa, passou por vários marcadores, entrou na área e chutou. Victor conseguiu evitar o gol mineiro, empurrando a bola pela linha de fundo. Mas com vantagem no placar, o tricolor não se acomodou em campo e organizadamente defendia com perfeição e insistia no ataque.

Aos sete minutos, Paulo Sérgio foi a linha de fundo e cruzou. Marcel se antecipou aos marcadores e cabeceou. Edson fez uma defesa impressionante e impediu que o Grêmio ampliasse o placar. O Atlético seguia tentando o ataque, mas não conseguia deixar os seus finalizadores em condições de marcar, pois a defesa gremista não dava espaços.

Aos 11min, Perea foi derrubado por Vinícius e o árbitro Sandro Ricci marcou a penalidade máxima. Um minuto depois, Tcheco chutou rasteiro e forte no canto direito de Edson, que foi na bola, mas não conseguiu alcançar. Grêmio 2 a 0. Na saída de bola, Jael arriscou de fora da área e Victor fez grande defesa empurrado pela linha de fundo.

Com a vantagem, o tricolor passou a administrar o jogo e sair para o ataque em rápidos contra-ataques ou com toques precisos no meio de campo para envolver a defesa adversária. Aos 25min, Léo disputou uma bola com Jael dentro da área e o jogador mineiro caiu, mas o árbitro considerou o lance normal e seguiu o jogo.

Aos 27min, Victor lançou da grande área para o ataque. Marcel, sem marcação, ficou cara-a-cara com Edson, mas chutou fraco e o goleiro fez a defesa. No rebote, Perea chutou e novamente o arqueiro do Atlético fez a defesa. Aos 31min, Roth retirou Marcel e Tcheco e colocou Souza e Reinaldo. Dois minutos depois, o atacante recebeu lançamento e chutou forte. Edson defendeu e antes da bola sair pela linha de fundo, Reinaldo conseguiu chutar novamente para ampliar. Grêmio 3 a 0.

Aos 37min, Jael chutou de fora da área e Victor fez uma defesa impressionante. No lance seguinte, Souza lançou para Perea sozinho, mas o atacante chutou para fora. Um minuto depois, Souza lançou para Paulo Sérgio, dentro da grande área, pela direita de ataque. O lateral tocou para Reinaldo, que chutou forte e marcou o quarto gol do Grêmio. No restante da partida, o tricolor administrou o resultado. Na quarta-feira, o tricolor enfrenta o Internacional no Beira-Rio no primeiro clássico da Copa Sul-Americana. Pelo Brasileirão, o Grêmio enfrenta o São Paulo, no Olímpico, no dia 17, às 16h.

0 comentários: