Visitante mais ‘mal-educado’ do Brasileirão, com cinco vitórias longe do Olímpico, o Grêmio chega ao Recife sem abalo pela última derrota. De volta ao time após cumprir suspensão automática, o zagueiro Léo reflete bem o clima de tranqüilidade no elenco.
Sereno, ele garante que o time entrará no gramado dos Aflitos em busca dos três pontos, mas sem a obrigação de levá-los para Porto Alegre.
- Como líder, é sempre bom vencer para manter a distância do segundo colocado. Mas sabemos também da dificuldade que é jogar nos Aflitos. Vamos buscar o resultado, mas se não der queremos ao menos pontuar.
Por trás do discurso humilde, há um certo tom de estratégia. Diante da má fase do Náutico, Léo sabe que deve ter pela frente um adversário ‘kamikaze’.
- Eles vão disputar a vida, né? Estão em um momento delicado, mas têm qualidade. É preciso ter cuidado, porque pra eles é tudo ou nada.
Além de Léo, que entra na vaga de Jean, suspenso, o lateral-direito Paulo Sérgio também volta o time, na vaga de Souza.
Timbu desfalcado e pressionado
O Náutico, que vem de duas derrotas seguidas, tem pela frente uma escrita a quebrar: não vence o Grêmio nos Aflitos desde 1991. Inclusive, os pernambucanos levam de goleada no retrospecto: são apenas duas vitórias, sete empates e 13 derrotas no Brasileirão. Na Série B, não venceu jogo algum contra o rival e ainda perdeu a final de 2005, quando o Grêmio ganhou por 1 a 0, no Recife, com quatro jogadores a menos e com os alvirrubros desperdiçando duas cobranças de pênaltis.
Diante da revolta da torcida, que viu o time deixar a liderança e cair para a 18ª posição, o técnico Roberto Fernandes pede calma e apoio.
- Temos oito desfalques e jogadores atuando longe de suas reais condições. É complicado. Mas, sinceramente, acredito em uma evolução do time. Sim, passamos por um momento complicado, mas temos um grupo reduzido à disposição, além de estar abatido. Agora é o momento de apoio - afirma o comandante.
De fato, Fernandes tem muitos problemas para escalar o time. Everaldo, Geraldo, Gilmar, Wiliam e Vágner estão no departamento médico e são dúvidas. O lateral-direito Maurinho foi punido com dois jogos de suspensão pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, e William levou o terceiro cartão amarelo na última rodada.
Além disso, o goleiro Eduardo, que tem recebido muitas vaias da torcida, corre o risco de perder a posição para André Sangalli. Já o lateral-esquerdo Wellington não pode enfrentar o Grêmio, dono de seus direitos federativos, por causa de uma cláusula do contrato. Por outro lado, o técnico conta com a volta de Radamés e tem à disposição Hamilton, regularizado
.
Ficha Técnica
Náutico x Grêmio
Local: Estádio dos Aflitos, em Recife-PE
Data: 24/08/2008 (domingo)
Horário: 18h10
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo
Náutico
Eduardo; Ruy, Adriano, Negretti e Piauí; Ticão, Radamés, Valdeir e Paulo Santos; Felipe e Kuki
Técnico: Roberto Fernandes
Grêmio
Victor; Léo, Pereira, Réver e Paulo Sérgio; Willian Magrão, Rafael Carioca, Tcheco e Anderson Pico; Perea e Marcel.
Técnico: Celso Roth


0 comentários:
Postar um comentário