.: Grêmio vence o Ipatinga e aumenta diferença para o segundo colocado

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Grêmio vence o Ipatinga e aumenta diferença para o segundo colocado

O Grêmio venceu o Ipatinga, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, no estádio Olímpico e aumentou a diferença para o Cruzeiro em cinco pontos, mas com um jogo a menos. No primeiro tempo, a equipe de Celso Roth saiu na frente do placar logo aos três minutos com gol de Perea. Apesar do Ipatinga ser o lanterna do campeonato, foram os mineiros que tiveram um maior domínio da posse de bola no 45 minutos iniciais, mas a defesa gremista soube manter o controle e evitou o empate. O Grêmio retornou para a segunda etapa com outra postura e dominou. Criou oportunidades, mas não conseguiu transformar as chances em gols. Na quinta-feira, às 20h30min, o Cruzeiro enfrenta o Inter, em Belo Horizonte, e um empate dará ao Grêmio, com uma rodada de antecedência, o título simbólico de campeão do primeiro turno do Brasileiro.

> O jogo

No começo do jogo entre o líder do Brasileirão e o lanterna Ipatinga, quem tomou a iniciativa de atacar foi o time mineiro. Aos 50 min, Adeílson fez jogada pela lateral direita e cruzou no segundo poste, Beto cabeceou, a bola atravessou novamente a área na frente de Victor e saiu à esquerda do goleiro gremista. Depois deste lance, o tricolor partiu para o ataque, utilizando principalmente as laterais e rapidamente abriu o placar. Aos três minutos, Thiego foi ao ataque, junto a lateral direita, e cruzou. Perea dominou a bola, deu um toque lateral para abrir espaço e chutou no canto esquerdo de Fred. Grêmio 1 a 0.

Após o gol, o Ipatinga passou a buscar o ataque com mais intensidade para tentar descontar, mas com bom posicionamento e com muita determinação, a defesa tricolor impedia lances de perigo. Com espaço para chegar à área adversária, o Grêmio buscava os contra-ataques para fazer o segundo gol da partida. Mas, bem distribuído em campo e marcando com afinco, o time mineiro não permitia chances de gols para o tricolor.

Aos 22min, Victor salvou o Grêmio do empate depois de uma cobrança de falta da direita de ataque e a cabeçada de Henrique. O goleiro, no reflexo, conseguiu espalmar a bola que havia sido desviada na entrada da pequena área pelo defensor do Ipatinga. A partir dos 15min, os mineiros passaram a ter um maior domínio da posse de bola do que tricolor, que conseguia evitar chances claras de gols devido a forte marcação a partir do meio-campo.

Em uma saída rápida em contra-ataque, aos 27, Marcel arriscou um chute forte da intermediária, mas a bola passou próximo ao poste esquerdo de Fred. Apesar da boa oportunidade para ampliar, a equipe de Celso Roth errava muitos passes, utilizava muitas vezes a ligação direta da defesa para o ataque e tinha dificuldade para criar. Aos 35, em uma cobrança de escanteio pelo lado direito de ataque, Pereira pulou mais alto que os marcadores e cabeceou rente ao ângulo esquerdo do Ipatinga. Dois minutos depois, Kemps cabeceou a bola, após um cruzamento de um escanteio da esquerda de ataque, próximo ao poste direito de Victor.

Nos últimos minutos do primeiro tempo, o Ipatinga seguiu jogando no campo de defesa do Grêmio e utilizando as laterais para criar jogadas de gol, mas não conseguia superar a barreira defensiva criada por Celso Roth e terminou os primeiros 45min atrás do placar. Enquanto isso, o tricolor seguia buscando os contra-ataques para ampliar, mas seguia dificuldades para criar oportunidades.

As duas equipes retornaram para a segunda etapa com as mesmas formações. Com uma postura diferente, o Grêmio iniciou os 45 minutos finais pressionando ofensivamente e defensivamente desde o campo de ataque, o que começou a atrapalhar o desenvolvimento de jogada dos mineiros. Aos três minutos, Marcel cobrou falta da intermediária no meio da goleira de Fred, que fez a defesa em dois tempos.

Aos 10min, Perea fez jogada individual pela esquerda de ataque, invadiu a grande área e bateu forte, mas desviado ao lado do poste direito de Fred. Mesmo com a chance desperdiçada, o Grêmio insistia. Cinco minutos depois, Pico cruzou da esquerda de ataque e Marcel cabeceou próximo ao poste esquerdo do Ipatinga. Aos 22min, Anderson Pico recebeu lançamento de Tcheco dentro da grande área pela esquerda de ataque e chutou próximo ao poste superior de Fred. Um minuto depois, Roth retirou Rafael Carioca e Perea e colocou Makelele e Souza.

O Grêmio dominava as ações ofensivas e criava chances de gols. Enquanto isso, o Ipatinga se defendia como podia e especulava contra-ataques para tentar empatar, sem criar nenhuma chance clara. Aos 29min, Makelele roubou uma bola no meio de campo, passou por dois marcadores e ao entrar na grande área bateu em gol. Mas o goleiro Fred fechou o ângulo e fez a defesa empurrando a bola pela linha de fundo.

Aos 38min, Felipe roubou uma bola no meio de campo e passou para Souza. O meia gremista fez um lançamento na grande área, o lateral tirou o goleiro da jogada e chutou. A bola bateu no poste esquerdo de Fred e saiu pela linha de fundo. Três minutos depois, Makelele driblou um marcador e chutou rasteiro, obrigando o goleiro do Ipatinga empurrar a bola pela linha de fundo.

Nos últimos minutos, o tricolor seguiu insistindo, mas não conseguiu ampliar. No sábado, às 18h20min, o Grêmio enfrenta o Atlético, no Mineirão, em Belo Horizonte, na última rodada do primeiro turno do Brasileiro.


0 comentários: