Novamente com o time recheado de jovens formados em casa, o Grêmio conseguiu a segunda vitória consecutiva no Olímpico. Na noite desta quarta-feira, o Tricolor bateu o Santos, por 2 a 0, gols de Morales e Soares, e retomou a liderança do Brasileirão, já que o Palmeiras ficou apenas no empate contra o Figueirense, em Florianópolis.
O Grêmio agora fica 11 dias sem jogar, pois o confronto pela 30ª rodada, contra a Portuguesa, em São Paulo, está marcado apenas para o próximo dia 19.
O jogo
Logo a um minuto, Thiego fez boa jogada pela direita, cruzou com a perna esquerda, a zaga rebateu na área e a bola veio alta para Felipe Mattioni. Ele tentou de cabeça mas parou no bloqueio do adversário.
No ritmo alucinante do Tricolor, o gol sairia no lance seguinte. A jogada começou com Douglas Costa na intermediária, que largou para Hélder na esquerda. Desse para Soares, que tentou de fora da área. O chute saiu desviado e parou nos pés de Morales, que em condição legal, na altura da marca do pênalti, soltou a bomba de primeira no canto direito de Douglas para abrir o placar. Grêmio um a zero, logo a dois minutos e meio de jogo. Foi o primeiro gol do centroavante uruguaio com a camisa gremista.
Mesmo com o gol, a pressão azul continuava. E na seqüência, Mattioni entrou a dribles pela ponta direita e com perigo cruzou, para rebatida do goleiro santista.
O time da Vila foi ameaçar apenas aos nove minutos, num escanteio de Cuevas pela esquerda que passou por toda a área gremista até Thiego espantar. Aos 11, de novo o paraguaio Cuevas aparecia incomodando. Ele recebeu na esquerda e a dribles foi invadindo pelo meio. Tentou o chute, mas o zagueiro Réver estava no meio do caminho. Douglas Costa, aos 15 minutos, tentou da intermediária. O arremate saiu forte, porém sem a direção da meta adversária. O jogo já não apresentava o mesmo domínio tricolor do início. O Santos tentava buscar o prejuízo, principalmente com Cuevas, que aos 17, novamente fazendo fila na defesa gremista, conseguiu um escanteio. Na cobrança fechada de Fábio Santos, Mattioni salvou na segunda trave.
A chance mais clara, no entanto, veio no minuto seguinte. Morales arrancou do meio-campo, num contra-ataque, entrou na área, mas bateu em cima de Douglas. O goleiro, bem colocado, fechou o ângulo do centroavante e impediu a ampliação da vantagem gremista. Aos 24, Mattioni cruzou caprichosamente para Morales, que entrava livre pelo lado esquerdo da área, onde estava o zagueiro Domingos, que fez o desvio providencial pela linha de fundo. No escanteio de Douglas Costa, Réver cabeceou forte na direção do gol, mas a zaga santista tirou.
O Grêmio apresentava marcação forte e especulava na frente; o Santos tinha posse de bola, mas não conseguia a grande chance. Fábio Santos passou longe dela, embora tenha conseguido o chute de canhota, após tabela com Rodrigo Souto, na lateral. O final de primeiro tempo foi de pressão santista. Aos 36 minutos, um escanteio na trave causou calafrios no torcedor. Aos 40, Cuevas, sempre ele, entrou como uma flecha pela ponta esquerda da área, recebeu passe de Molina e soltou a bomba. Victor salvou o empate.
O Grêmio, com muitos jovens na equipe, tinha energia, mas não sabia dosar o jogo. Muito afobado, o time tentava nos contra-ataques. Em um cruzamento de Thiego, Soares tentou colocar de cabeça e ela passou à direita da goleira alvinegra.
Na segunda etapa, os times voltaram do vestiário sem alterações. E o comportamento em campo também não mudou. A defesa do Grêmio parecia insegura, os erros de passes eram constantes e as finalizações inexistiam.
Até que o time da casa voltou a levar perigo. Soares teve a chance de matar a partida. Aos oito minutos, Rafael Carioca conseguiu um lançamento do campo de defesa. Domingos furou e a bola sobrou limpa para Soares, que avançou rapidamente. O arremate de dentro da área, porém, foi torto e fraco. Aos 10, Morales serviu a Hélder na ponta esquerda. O lateral chutou de primeira para fácil defesa de Douglas. Aos 15 minutos, Willian Magrão, numa de suas tradicionais arrancadas, passou para o meia Douglas Costa, até então discreto na partida, mandar um petardo de fora da área, após limpar o marcador. A trave esquerda salvou o Santos de levar mais um. O Grêmio não aproveitava as oportunidades. Como aconteceu com Rever, que saiu de trás e tentou o chute colocado da intermediária, no meio do gol. Já Douglas Costa começava a se destacar. Aos 19, ele invadiu a área, deixou Roberto Brum deitado e deslocou o goleiro, mas a zaga conseguiu a recuperação e impediu o gol da promessa tricolor.
O Santos levava mais tempo para chegar ao ataque, e quando o fazia era através de bolas paradas em faltas ou escanteios. Victor, atento, não deixava passar nada pelo alto. No entanto, aos 20, Molina avançou pela direita de ataque e cruzou rasteiro na área, onde estava Kleber Pereira. Ele chutou como ela veio e acertou a trave de Victor.
Aos 30 minutos, um lance incrível. Molina recebeu passe na entrada da área. Bateu mascado, mas ia fazendo o gol. Em cima da linha, apareceu o pé de Thiego para afastar o perigo. No contra-ataque imediato, Soares, sozinho, invadiu a área e chutou forte. Aí foi a vez de Douglas defender e salvar o Peixe. No final, o Grêmio tentava administrar, mas o Santos colocava pressão. Carleto, aos 44 minutos, exigiu grande defesa de Victor, numa cobrança de falta cheia de veneno. No minuto seguinte, Reinaldo, que entrara no lugar de Morales, sofreu falta de Fabiano Eller, na intermediária. O zagueiro do Santos já tinha amarelo, levou o segundo e foi expulso, o que gerou muita reclamação dos paulistas. Na cobrança, já nos descontos, Douglas Costa bateu com efeito, o goleiro Douglas se atrapalhou e soltou a bola nos pés de Soares, que só empurrou para as redes.
Aí foi só comemorar. Grêmio 2 a 0 e apito final do árbitro. O Tricolor volta à liderança do Brasileirão, após tê-la perdido por duas rodadas.
O time de Celso Roth volta a campo contra a Portuguesa, no próximo dia 19, no Canindé.
Ficha Técnica
> Campeonato Brasileiro 2008
29ª rodada
Grêmio 2 x 0 Santos
GRÊMIO
Victor; Jean(Amaral), Thiego e Réver; Felipe Mattioni, Rafael Carioca, Willian Magrão(Orteman), Douglas Costa e Helder; Soares e Richard Morales (Reinaldo).
Técnico: Celso Roth
SANTOS
Douglas; Wendel, Domingos, Fabiano Eller e Fábio Santos(Carleto); Rodrigo Souto, Roberto Brum, Bida (Pará) e Molina(Tiago Luís); Kleber Pereira e Cuevas
Técnico: Márcio Fernandes
Gols:
Grêmio – Morales (aos 2 min do 1ºT) e Soares (aos 49 min do 2ºT)
Cartões amarelos:
Grêmio – Jean, Morales
Santos – Fabiano Eller, Kleber Pereira e Domingos
Cartões vermelhos:
Santos – Fabiano Eller
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: quarta, 8 de outubro de 2008
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moisés (Fifa/RJ) e Ricardo Maurício de Almeida (RJ)


0 comentários:
Postar um comentário