.: Grêmio perde nos acréscimos em Belo Horizonte

sábado, 16 de maio de 2009

Grêmio perde nos acréscimos em Belo Horizonte



Apesar de uma atuação fraca no primeiro tempo e com certa melhora no segundo, o Grêmio perdeu por 2 a 1 para o Atlético-MG na noite deste sábado. Os gols no Mineirão foram marcados, na ordem, por Thiago Feltri, aos 30 minutos da etapa final, Herrera, aos 34, e Diego Tardelli (de pênalti), aos 48.

Com a folga no meio de semana devido ao adiamento do início das quartas-de-final da Copa Libertadores, o Grêmio volta a jogar pelo Brasileirão no próximo domingo, às 16h. O adversário será o Botafogo, e o torcedor que for ao Estádio Olímpico poderá conferir de perto a estreia de Paulo Autuori no comando técnico do time.

- O jogo

No duelo entre duas equipes que empataram na rodada inicial da competição, o Atlético-MG foi o primeiro a chegar mais forte à frente. Com 7 minutos de bola rolando, o lateral-esquerdo Thiago Feltri se aproveitou da marcação em linha errada do Grêmio, invadiu a área, mas na saída de Victor chutou torto pela linha de fundo.

Sem criatividade, o Tricolor não conseguia organizar jogadas de ataque, e com 25 minutos o goleiro Juninho não havia sido obrigado a exercer uma única defesa. Victor, por sua vez, apesar do domínio do Galo, apenas era exigido em intervenções em bolas levantadas para a área.

Mas aos 27min, o susto. Léo recebeu a bola recuada de Tcheco dentro da grande área pela esquerda, tentou sair jogando e teve a bola roubada por Feltri, que só não abriu o marcador porque Victor espalmou para escanteio a bomba do lateral alvinegro.

Com muitos erros de passes, o time gaúcho não passava da intermediária de ataque e constantemente via a equipe mineira rondando sua meta. Para a sorte do até então invicto Marcelo Rospide, os comandados de Celso Roth não souberam aproveitar o desajuste do meio campo e da defesa adversária.

Na melhor oportunidade do primeiro tempo, aos 40 minutos, Diego Tardelli, de dentro da pequena área, desviou o chute de Éder Luís e carimbou a trave direita de Victor. Enquanto isso, Juninho assistia de camarote ao jogo. Somente aos 47, no chute fraco de fora da área feito por Souza, o goleiro atleticano teve que se mexer para agarrar no meio do gol sem dificuldades.

Com a intenção de segurar os avanços de Thiago Feltri, no intervalo Rospide trocou Ruy por Joílson, que fazia sua estreia com a camisa gremista.

Conseguindo permanecer mais com a posse da bola e com o time mais postado no campo de ataque, em nove minutos o Grêmio produziu mais ofensivamente que durante toda etapa inicial. Aos 5min, Maxi López girou em cima do zagueiro Welton Felipe, avançou pelo meio e antes da meia-lua concluiu colocado obrigando Juninho a se esticar para defender.

Aos 8, foi a vez de Souza experimentar o goleiro na batida de falta de longa distância. E no minuto seguinte, Fábio Santos progrediu pela esquerda e cruzou para trás. Próximo à risca da grande área, Jonas dominou, enquadrou o corpo e chutou perto do travessão.

Agora quem propunha o jogo era o Grêmio. Mas apesar de passar a controlar as ações do confronto, o Tricolor escapou de sair perdendo graças à falta de pontaria de Júnior, o lateral-esquerdo da Seleção que agora veste a camisa 10 do Galo. Após boa jogada pela esquerda de Diego Tardelli, Victor desviou o cruzamento que caiu nos pés do meia adversário que, completamente livre no meio da área, isolou a bola por cima.

Em nova carga ofensiva aos 17 minutos, Tcheco recebeu o lançamento junto à linha lateral pela direita, avançou livre até o bico da grande área, cortou o marcador e bateu no canto esquerdo de Juninho. Apesar de não ganhar força, o arremate desviou no zagueiro, no goleiro, e se perdeu pela linha de fundo.

Mesmo tendo demonstrado evolução técnica e tática no segundo tempo, o Grêmio ainda chegava ‘quebrado’ no ataque, sem a melhor condição para a execução do penúltimo e último toque.

Tentando dar mais qualidade ao ataque, Marcelo Rospide sacou Jonas e mandou a campo Herrera aos 19 minutos. Porém, aos 24, quem chegou perto de marcar foi o Atlético, no chute cruzado de Márcio Araújo que Victor voou e colocou para escanteio.

No entanto, aos 30min, Carlos Alberto encontrou uma avenida pela direita, foi à linha de fundo e cruzou para a pequena área onde, na segunda trave, Thiago Feltri dominar na barriga dentro da antes de estufar as redes.

O gol sofrido não desanimou o Tricolor que aos 33min poderia ter chegado ao empate se Herrera não tivesse arrematado fraco após um defensor desarmar Maxi López na hora da conclusão. Mas no minuto seguinte, o argentino deixou sua marca ao completar de cabeça a cobrança de falta feita por Tcheco.

Mas aos 48, em um lance muito reclamado pelos jogadores gaúchos, o árbitro Wilson Luiz Seneme apontou pênalti em uma bola que bateu no braço de Joílson. Na batida, Diego Tardelli deslocou Victor com a paradinha e decretou a vitória mineira.

> Brasileirão 2009
2ª rodada

Atlético-MG 2 x 1 Grêmio

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: sábado, 16 de maio de 2009

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP)
Assistentes: Nilson de Souza Monção (SP) e Everson Luis Luquesi Soares (SP)

Cartões amarelos:
Atlético-MG – Márcio Araújo
Grêmio – Souza, Rafael Marques e Adílson

Cartão vermelho:
Grêmio – Adílson

Gols:
Atlético-MG – Thiago Feltri (30min/2ºT) e Diego Tardelli (48min/2ºT)
Grêmio – Herrera (34min/2ºT)

Público pagante: 17.263
Renda: R$ 160.375,00

ATLÉTICO-MG
Juninho; Carlos Alberto, Welton Felipe, Leandro Almeida e Thiago Feltri (Júlio César); Jonílson (Marcos Rocha), Renan, Márcio Araújo e Júnior; Éder Luis (Alessandro) e Diego Tardelli.
Técnico: Celso Roth

GRÊMIO
Victor; Léo, Réver e Rafael Marques; Ruy (Joílson), Adilson, Tcheco, Souza e Fábio Santos (Jadilson); Jonas (Herrera) e Maxi López.
Técnico: Marcelo Rospide (interino)

0 comentários: