.: Grêmio perde para o Corinthians no Pacaembu

sábado, 10 de outubro de 2009

Grêmio perde para o Corinthians no Pacaembu

Na tarde deste sábado, no Pacaembu, o Grêmio praticamente deu adeus às chances de se classificar para a Libertadores de 2010 ao perder por 2 a 1 para o Corinthians. Ronaldo e Elias marcaram os gols do Timão aos 11 e 33 minutos do primeiro tempo. Réver descontou aos 24 da etapa final.

Com a décima derrota fora de casa em 15 partidas, o Tricolor parou nos 41 pontos e caiu para a 8ª colocação. Porém, até o encerramento da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, na tarde desta segunda-feira, o time de Paulo Autuori poderá perder mais três posições.

Agora sonhando com um milagre, o Grêmio volta a campo no próximo domingo, às 16h, para enfrentar o Coritiba no Estádio Olímpico. Será o último compromisso antes do clássico Gre-Nal no Beira-Rio, uma semana depois.

- O jogo

Em alta rotação iniciou o confronto em São Paulo. E além da vontade de ambos os times, bons passes oportunizaram lances de gols logo nos primeiros movimentos. Com 5 minutos de bola rolando, Ronaldo driblou Túlio e arriscou de longe, a bola explodiu em um defensor e sobrou para Elias. Já dentro da área pela esquerda, o volante corintiano emendou em cima do marcador e no rebote mandou na rede pelo lado de fora.

Apenas dois minutos depois veio a resposta gremista. No levantamento de falta da intermediária pela direita, Rochemback achou Jonas que, em uma cabeçada à queima roupa, exigiu de Felipe sua primeira grande intervenção.

Então, aos 11min brilhou a estrela do craque. Retornando de lesão e fazendo recém sua 13ª partida no Brasileirão, Ronaldo recebeu completamente livre pelo meio, a cerca dez metros da meia-lua, e bateu para o gol. Apesar do chute não ter saído muito forte, desviou em Túlio no meio do caminho e matou Marcelo Grohe. O goleiro tricolor ainda pulou para o lado esquerdo, mas não conseguiu impedir a abertura do escore.

A desvantagem não abateu o Grêmio, que aos 13 só não empatou porque Felipe salvou com um tapa o chute sem força de Jonas, após o cruzamento de Rochemback da direita.

O jogo se desenvolvia de um lado e de outro. E, dentro deste revezamento, aos 21 minutos o Corinthians chegou na grande área gaúcha com um toque de bola envolvente até a conclusão cruzada para fora de Dentinho, frente a frente com Grohe.

Com 24min, o camisa 1 alvinegro se transformou no principal personagem do jogo. No cruzamento da linha de fundo da direita feito por Tcheco, Jonas, mesmo marcado, completou de primeira na entrada da pequena área e viu Felipe defender no reflexo com o pé junto à sua trave esquerda.

Após este lance, o Corinthians conseguiu administrar a partida e não teve mais sua meta ameaçada. Já o seu ataque teve duas chances e aproveitou uma para ampliar. Quando o cronômetro marcava 33 minutos, após tabela entre Ronaldo e Jorge Henrique, o Fenômeno cruza curto de dentro da área para Elias marcar o segundo gol paulista.

Pouco depois, Dentinho recebeu um lançamento em profundidade na frente da área e tentou encobrir Marcelo Grohe, que precisou sair na risca da grande área para salvar.

Para piorar a situação tricolor, quando o cronômetro apontava 42min, Jonas dividiu uma bola com Chicão e levou a pior. Após ser atendido pelo médico Felipe do Canto, o camisa 9 tentou voltar para o campo, mas sentindo muitas dores no tornozelo esquerdo acabou sendo substituído por Herrera.

Já no intervalo, na foi a vez de Paulo Autuori promover a estreia de Renato no time profissional. O escolhido para deixar o time foi Thiego.

A modificação não surtiu muito efeito. Mas se na frente continuava difícil de construir, pelo menos atrás a defesa azul, preta e branca não era mais ameaçada. Ao contrário da etapa inicial, o segundo tempo se desenrolou truncado, nervoso e sem oportunidades claras de gol.

Então, através de uma bola parada renasceu a esperança do Grêmio. Aos 24 minutos, Tcheco bateu escanteio da direita e Réver subiu para testar com firmeza e finalmente balançar a rede do Corinthians.

Em busca ao menos do empate, Perea entrou no lugar de Adílson. Mas já eram 41 minutos, e com tempo para mostrar serviço, só restou ao colombiano lamentar mais um revés no campeonato.

> Campeonato Brasileiro
29ª rodada

Corinthians 2 x 1 Grêmio

Local: Estádio Pacaembu, São Paulo (SP)
Data: sábado, 10 de outubro de 2009

Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Erich Bandeira (Fifa/PE) e Jossemmar Jose Diniz Moutinho (PE)

Cartões amarelos:
Corinthians – Ronaldo e Alessandro
Grêmio – Túlio, Herrera e Adílson

Gols:
Corinthians – Ronaldo (11min/1ºT); Elias (33min/1ºT)
Grêmio – Réver (24min/2ºT)

Público total: 21.333
Público pagante: 19.410
Renda: R$ 655.243,50

CORINTHIANS
Felipe; Alessandro, Chicão, William e Marcelo Oliveira (Balbuena); Marcelo Mattos, Elias (Moradei) e Jucilei; Jorge Henrique, Dentinho (Defederico) e Ronaldo.
Técnico: Mano Menezes

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Thiego (Renato), Léo, Réver e Lúcio; Túlio, Adilson (Perea), Fábio Rochemback e Tcheco; Jonas (Herrera) e Maxi López.
Técnico: Paulo Autuori

0 comentários: