.: Grêmio vence o Palmeiras e continua na briga pelo título

domingo, 9 de novembro de 2008

Grêmio vence o Palmeiras e continua na briga pelo título


Com um gol de Tcheco, aos 27 minutos do segundo tempo, o Grêmio venceu o Palmeiras por 1 a 0, neste domingo, em pleno Parque Antártica. A equipe gaúcha, mesmo com nove desfalques, mostrou um forte poder de marcação e conseguiu segurar a pressão do alviverde paulista, que é um dos inimigos diretos na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, os gaúchos chegaram aos 63 pontos, dois a menos que o São Paulo, que atualmente está na liderança. Além de Tcheco, outro destaque da partida foi o zagueiro Jean, que mesmo expulso no final do confronto, foi responsável por organizar a defesa improvisada.

Para completar a festa Tricolor no Parque Antártica, a vitória quebrou um jejum do time de quatro meses sem saber o que é vencer fora de casa. A última fez foi no 4 a 0 diante do Atlético-MG, no dia 9 de agosto.

O jogo

Com uma boa presença de público, a partida começou forte, com as duas equipes disputando bastante a bola seja no chão ou pelo alto. Aos 5min, Reinaldo recebeu na frente da grande área e chutou para a fora, no primeiro lance de perigo do jogo. O confronto era tenso e os dois times procuravam o gol. O Grêmio não atuava recuado no Parque Antártica, sendo que até marcava no campo do adversário. Aos 15min, Evandro cobrou falta para a área tricolor, Martinez chutou, a bola bateu no travessão e na linha, porém o árbitro marcou impedimento no lance.

O Palmeiras avançava bem pelas pontas, com Elder Granja e principalmente com Leandro, que aos 20min, invadiu a área adversária, mas antes de chutar a gol foi travado por Jean. A equipe paulista pressionava, mas aos 25min, Reinaldo fez tudo certo e tocou para Marcel, que na cara de Marcos acabou perdendo o gol. Dois minutos depois, Souza fez boa jogada individual e chutou no canto, para grande defesa do arqueiro alviverde.

Os jogadores mostravam bastante disposição em campo, porém o que prejudicava a valorização da posse de bola. Tcheco, pelo lado Tricolor, e Evandro, pelo Palmeiras, eram os que mais conduziam as equipes ao ataque, na intenção de abrir o placar. Aos 39min, Denílson tocou para dentro da área gremista e Alex Mineiro balançou as redes, porém a arbitragem marcou impedimento. Um minuto depois, o time gaúcho respondeu com Reinaldo, que chutou forte e Marcos espalmou para escanteio. O primeiro tempo terminou sem gols, mas foi de muitas emoções para os torcedores de Palmeiras e Grêmio.

O segundo tempo iniciou como terminou a primeira etapa, com as duas equipes disputando até arremesso lateral. O Palmeiras insistia nas jogadas pelas laterais e chegava com perigo, principalmente com Alex Mineiro. Já o Grêmio aproveitava os contra-ataques para chegar ao gol de Marcos. Aos 13min, William Magrão finalizou da entrada da área e a bola saiu sobre o travessão. Logo depois, Hélder avançou pela esquerda e inverteu a jogada para André Luís. O atacante não alcançou a bola e se chocou com Pierre.

O Grêmio levava certa pressão do Palmeiras, mas aos 27,min, Tcheco cruzou da esquerda, a bola passou por toda área e entrou no canto esquerdo de Marcos. Com 1 a 0, a equipe paulista foi para cima com tudo e até o arqueiro alviverde ia para a área Tricolor quando acontecia uma jogada de bola parada. O técnico Vanderlei Luxemburgo fez as três alterações logo depois de tomar o gol e mandou o seu time para o ataque. Na arquibancada, o que se via era o desespero do torcedor palmeirense, vendo o título brasileiro ficar mais distante.

Até o final da partida, o jogo era do Palmeiras tentando empatar a qualquer custo e do Grêmio se segurando, com boa atuação de Victor e buscando ampliar nos contra-ataques. Aos 36min, Lenny recebeu passe na área, mas Jean chegou bem na jogada e desarmou. Aos 41min, Souza foi avançando e chegou na cara de Marcos, porém o goleiro espalmou. Celso Roth, na beira do gramado, pedia atenção ao time, que segurou o resultado até o apito final do árbitro Heber Roberto Lopes.

Ficha Técnica:

Campeonato Brasileiro
34ª Rodada

Palmeiras 0 x 1 Grêmio

Palmeiras:
Marcos; Élder Granja, Gustavo, Martinez e Leandro; Pierre (Lenny), Jumar (Maicosuel), Léo Lima e Evandro; Denílson (Jorge Preá) e Alex Mineiro.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Grêmio:
Victor; Amaral, Jean e Heverton; Souza, Rafael Carioca, William Magrão, Tcheco e Hélder (Adilson); Reinaldo (André Luís) e Marcel (Orteman)
Técnico: Celso Roth

Gols:
Grêmio – Tcheco (aos 27min do 2º tempo)

Cartões Amarelos:
Palmeiras – Martinez e Maicosuel
Grêmio – Helder, Amaral, Rafael Carioca, Marcel e Tcheco

Cartão Vermelho:
Grêmio - Jean

Local: Estádio de Parque Antártica, em São Paulo (SP)
Data: Domingo, 9 de novembro de 2008
Árbitro: Héber Roberto Lopes (PR)
Auxiliares: Erich Bandeira (PE) e Roberto Braatz (PR)

0 comentários: