.: Gremiofobia ao vivo

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Gremiofobia ao vivo

Não é de hoje e nem do ano passado. Ainda no milênio passado, o menor sinal de crescimento imortal já aflorava a Gremiofobia no eixo. Naquela época o gremista Luis Felipe Scolari já era acusado de mandar o time bater, como se Dinho e Rivarola precisassem desta ordem. Como já não treina mais seu time do coração, o adjetivo mudou para disciplinador e está novamente no topo da preferência nacional para salvar a seleção. Esse pessoal não apreende e nem faz questão. Para eixo, o Grêmio vai continuar mau, feio, chato e bobo. Vão se jogar no chão, sapatear, botar a língua e fazer fofoca para a arbitragem com matérias sensacionalistas de condicionamento. Já estamos acostumados com esse pastelão, sempre das mesmas pessoas.

Mas servindo como exemplo do perigo da generalização, o jornalista Mauro Beting, acabou provando por A mais B o que todo mundo sabe, até quem se faz de salame: o Grêmio é mais prejudicado do que beneficiado pela arbitragem brasileira. Em seu blog vem fazendo um trabalho útil e original de contabilizar os prejuízos e benefícios de cada time no campeonato brasileiro. A contagem após a 20ª rodada está assim:

Prejudicados:Cinco pontos a menos: FigueirenseTrês pontos a menos: Botafogo, PortuguesaDois pontos a menos: GRÊMIO, Goiás, CoritibaUm ponto a menos: Flamengo, São Paulo, Vasco, Atlético-MG, Internacional, IpatingaSaldo zerado: Atlético-PRBeneficiados:Um ponto a mais: Fluminense, Sport, NáuticoDois pontos a mais: Palmeiras, VitóriaTrês pontos a mais: CruzeiroCinco pontos a mais: Santos

Um brinquedo interessante mas nem um pouco divertido. Lamentável que um levantamento como este seja possível assim, de forma tão explícita. Todos sabem que temos uma arbitragem de nível internacional (Singapura, Caputistão, Frestônia, Ortânia e Telúsia) e quais os times historicamente beneficiados ou prejudicados por isso. Nem sempre ganhando as mesmas manchetes. O que aconteceu no único caso comprovado de manipulação de resultados? A punição teve que vir pela bola. Mas veio. Talvez por isso tanta irritação nas conhecidas mesas redondas circenses.
Os cães ladram, a caravana passa.

Blog do Torcedor -> Globo.com

0 comentários: