.: Grêmio derrota Veranópolis e confirma Gre-Nal na final do primeiro turno

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Grêmio derrota Veranópolis e confirma Gre-Nal na final do primeiro turno

O esperado Gre-Nal do final do primeiro turno do Gauchão acontecerá. Nesta sexta-feira, o Grêmio recebeu o Veranópolis, no estádio Olímpico e venceu por 1 a 0. O gol da vitória do ‘mistão’ tricolor foi marcado pelo atacante Reinaldo, aos 3 minutos do segundo tempo, depois de jogada de Maylson. Assim como na partida de quarta-feira diante do Universidad do Chile, pela Libertadores, o Grêmio teve mais posse de bola, mas não conseguiu converter isso em gols.

Agora, o Grêmio encara o Internacional no próximo domingo, no estádio Beira-Rio e se vencer fica com a Taça Fernando Carvalho.

O jogo

A partida iniciou com o Grêmio buscando o atacante, assim como o Veranópolis. Aos 3min, Miro Bahia cobrou falta e a bola estourou na barreira gremista. O jogo era bastante disputado no meio-campo. Aos 7min, Douglas Costa cruzou e Orteman cabeceou próximo ao gol de Vanderlei. O jovem Saimon aparecia bem pela linha de fundo, abusando dos cruzamentos pela direita. O Tricolor pressionava e até os 12 minutos já contabilizava quatro escanteios a seu favor.

Makelele indo ao ataque - Crédito: Lucas Uebel/Prewiew.comAos 14min, Makelele fez boa jogada dentro da área adversário, mas chutou em cima da marcação. O Grêmio pressionava no campo de defesa do Veranópolis, como fez na última quarta-feira diante do Universidad de Chile, pela Libertadores. Aos 23min, Miro Bahia driblou dois jogadores gremistas e entrou na área, Ortemann fez o desarme e os jogadores do Veranópolis pediram pênalti, não marcado por Leandro Vuaden. O time da capital tinha mais posse de bola, mas só levava perigo através de jogadas individuais de Douglas Costa.

O goleiro Marcelo Grohe não tinha trabalho nenhum na partida, já que o Veranópolis abusava dos chutões para frente e dos passes errados. Entretanto, aos 31min, depois de boa jogada de Dinei, Ademir chutou forte e a bola quase enganou o arqueiro tricolor. Depois desse lance, a equipe visitante ganhou mais confiança e começou a buscar o ataque. Aos 35min, após cobrança de escanteio, Douglas Costa chutou colocado no canto e Vanderlei fez importante defesa, impedindo o gol do Grêmio. O Tricolor continuava pressionando e aos 43min, Reinaldo invadiu a área e quando ia para o chute acabou travado. O torcedor no Olímpico pediu pênalti, não marcado por Leandro Vuaden. No final do primeiro tempo, 0 a 0, e muita irritação do técnico Celso Roth com o trio de arbitragem.

A segunda etapa iniciou com um erro do Veranópolis e logo aos 3min, depois de jogada individual de Maylson, o atacante Reinaldo dominou a bola dentro da área e chutou para abrir o placar. Perto dos 10min, o técnico Gilmar Dal Pozzo resolveu deixar de lado o esquema com três zagueiros tirando Diego Correa para colocar Dick, que fazia sua estréia no time. Aos 18min, o goleiro Vanderlei errou o passe e Reinaldo tentou o chute por cobertura, mas errou.

Com o 1 a 0 desfavorável, o Veranópolis começou a arriscar mais, principalmente pelas pontas. Com isso, o contra-ataque gremista era evidente e aos 21min, Douglas Costa driblou dois zagueiros, mas chutou em cima do goleiro. Na sobra, Makelele tocou para o fundo da rede, porém em posição de impedimento. Logo depois dessa jogada, Douglas Costa, bastante aplaudido, saiu para a entrada de Jonas. Aos 28min, o treinador tricolor colocou em campo Tcheco no lugar do jovem Saimon.Jonas segura a bola - Crédito: Lucas Uebel/Prewiew.com

O Veranópolis pressionava no final do jogo, mas não conseguia invadir a área tricolor e levar perigo ao gol de Marcelo Grohe. Aos 34min, Makelele foi até a linha de fundo, cruzou e Reinaldo tentou marcar através de uma puxada, que acabou indo para fora. Quase no final da partida, o time visitante deve a chance de empatar o confronto e levar para os pênaltis em uma cobrança de falta próxima a área que acabou na barreira. Aos 48min, Leandro Vuaden apitou encerrando o jogo no Olímpico.

Ficha Técnica:

Gauchão 2009
Semifinal do 1º turno


Grêmio 1 x 0 Veranópolis

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Saimon (Tcheco), Léo (Réver), Heverton e Fábio Santos; Diogo, Maylson, Orteman e Makelele; Douglas Costa (Jonas) e Reinaldo.
Técnico: Celso Roth

VERANÓPOLIS
Vanderlei; Ademir, Marília e Diego Corrêa (Dick); Fininho, Edmilson, Eduardo (Anderson Ijuí), Miro Bahia e Romano; Dinei e Kito (Rodrigo Ribeiro).
Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Gols:

Grêmio – Reinaldo (aos 3min do 2ºT)

Cartões Amarelos:

Veranópolis – Diego Correa, Kito e Fininho

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Data: sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
Árbitro: Leandro Vuaden (Fifa)
Assistentes: Júlio César dos Santos e Sedenir Martins

0 comentários: