.: Preteou o olho da gateada

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Preteou o olho da gateada

O líder está definitivamente nas cordas, tomando mata-cobra de todos os lados e terá que sair dessa pelas próprias forças que lhe restam (restam?), pois ninguém vai jogar a toalha no ringue. Tudo isso por um cruzado que pegou em cheio a defesa aberta logo após o som do gongo.

O 3×0 é emblemático e definitivo, não há o que contestar. Para o time da casa, buscar o gol cedo está no manual básico para jogos decisivos. Tão básico como os 15 minutos de retranca providencial e atenção redobrada do visitante deve segurar e o Grêmio não teve nem por 15 segundos. Esse resultado barulhento passou todo por aí. Mais uma vez a desatenção colocou uma semana de trabalho duro e laboratorial aos portões fechados por água abaixo. Se o esquema era o certo e as peças eram as mais propícias para aquele jogo, nunca mais saberemos.

O que começa atravessado termina do mesmo jeito. Até a mudança de esquema no meio do jogo foi ditada pelo Cruzeiro. O 3-6-1 treinado pelo Roth já havia sido transformado em uma espécie de 5-4-1 bem antes da alteração Pereira/Perea por lesão, já que o Cruzeiro proibiu nossos alas de subirem mantendo os trabalhos da noite nas laterais. No 2º tempo quando Roth mais ou menos conseguiu arrumar a bagunça com o disponível 4-4-2 já era tarde, o time já tinha perdido o tempo e o poder de reação. Foi preciso tomar mais dois gols para o time demonstrar alguma gana e uma indignação parecida com a do torcedor.

O tricolor está nas cordas e o fôlego é todo dos adversários, que sabem que tem que aproveitar o momento para nocautear. Só que mesmo zonzo, de cara amassada, olhos roxos e inchados e sangue escorrendo ele é teimoso e não cai. Continua líder apesar de tudo. O tempo é o suficiente para tomar mais um definitivo golpe ou para conseguir respirar e recuperar a visão turva. É domingo às 19 horas no Olímpico Monumental.

Cristian Bonatto

0 comentários: