.: De olho em São Januário, Grêmio precisa bater o Vitória

domingo, 23 de novembro de 2008

De olho em São Januário, Grêmio precisa bater o Vitória


Se depender da recepção no aeroporto Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, na tarde da última sexta-feira, o Grêmio pode ter as esperanças renovadas para conseguir os três pontos diante do Vitória, neste domingo, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Além dos habituais torcedores tricolores, um grupo de baianas foi ao local para recepcionar os gaúchos e desejar uma dose de boas energias ao time de Celso Roth, a partir das 17h deste domingo, no Barradão.

Tudo porque o Grêmio não tem mais o direito de tropeçar no Brasileirão, caso queira conquistar o seu tricampeonato nacional. Na cola do São Paulo, líder com 68 pontos, o Tricolor gaúcho, com 66, busca já ao final deste domingo retomar a liderança que foi sua durante 18 rodadas. Para tal, o ainda contestado treinador terá um diferencial ao seu lado: Roth vai poder repetir a base da escalação gremista pela terceira vez. A até então improvisada formação que encarou o Palmeiras, há duas semanas, virou titular, apenas com o retorno de Réver no último jogo, contra o Coritiba.

O que parece preocupar mais o grupo do Grêmio são os fatores extra-campo, como a alta temperatura que deve ser verificada no horário da partida, as dificuldades de jogar no Barradão e a motivação diferenciada da equipe adversária, que pode receber um incentivo financeiro extra do São Paulo para complicar a vida dos gaúchos.

- O adversário

O técnico do Vitória, Vágner Mancini, foi o personagem central da semana que antecedeu a partida. Não sem motivo. Ele comandou o Grêmio no começo do ano e foi demitido pela diretoria mesmo com bons resultados dentro de campo, nos seis jogos em que trabalhou. Mancini deixou o clube sem contabilizar uma única derrota no currículo. Foram quatro vitórias e dois empates à época. O tratamento recebido no Olímpico seria então motivo de vingança, neste domingo? Segundo o técnico, não.

"Não posso encarar como jogo diferente embora muitos acharão. É uma página virada na minha vida. Mas estaria sendo muito mentiroso se eu não dissesse que gostaria de vencer”, ressaltou o técnico, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, na última terça-feira.

Dentro de campo, Mancini conta com retornos importantes para conseguir seu objetivo e encaminhar uma vaga na Copa Sul-Americana de 2009. Seis atletas que cumpriram suspensão diante do Atlético-PR, na última rodada, estão de volta na partida contra o Grêmio. São eles: o goleiro Viáfara, o lateral Marcelo Cordeiro, os zagueiros Anderson Martins e Leonardo Silva, o volante Vanderson e o atacante Marquinhos.

O ambiente no Barradão é de pressão. O Vitória tem a segunda pior campanha do returno e não vence há sete partidas. Na primeira parte do campeonato, a equipe baiana chegou a surpreender, terminando na 5ª colocação.

> Brasileirão 2008

36ª rodada

Vitória x Grêmio

Local: Estádio Barradão, Salvador (BA)
Data: domingo, 23 de novembro de 2008
Horário: 17h

Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa/PR)

Assistentes: Gilson Bento Coutinho (PR) e Flávio Gilberto Kanitz (GO)

GRÊMIO

Victor; Amaral, Réver e Heverton; Souza, Rafael Carioca, Willian Magrão, Tcheco e Helder; Reinaldo e Marcel.
Técnico: Celso Roth

VITÓRIA

Viáfara; Marco Aurélio, Leonardo, Anderson Martins e Marcelo Cordeiro; Renan, Vanderson, Leandro Domingues e Willians; Marquinhos e Osmar.
Técnico: Vágner Mancini

0 comentários: